Despertar

Posted on

 

“Estar acordado é encontrar-se pleno, consciente da sua realidade interior e das infinitas possibilidades de crescimento que estão ao seu alcance”  JA.

Em que momento da vida paramos realmente para pensarmos a nosso respeito? O cotidiano de nossas vidas nos conduz a ir seguindo, caminhando, a ir fazendo coisas, tomando decisões, fazendo escolhas…E aí? Entramos em redemoinhos de ações e pensamentos desorganizados, envolvendo pessoas, colocando situações em nossas vidas, sem sabermos realmente e sinceramente o,  por quê? Muitas vezes sem sabermos o que nos levou a fazer tudo isso. É aí que muitas vezes surge o desconforto. Nos deparamos com situações concretas que realmente estão a nossa frente e não sabemos o que fazer, pois não sabemos o que realmente queremos, desconhecemos nossos desejos, nos desconhecemos!

Muitas vezes é diante de momentos difíceis em nossas vidas que, nos deparamos com o desconhecido que podemos ser para nós mesmos.

A humanidade em geral vive em estado de sono, padecendo da enfermidade mais dominadora, que é a ignorância de si. Os indivíduos se queixam, mas não fazem quase nada para mudar, muitos permanecem em suas fugas psicológicas de autodesvalorização, de autopunição, repetindo padrões de comportamento que o impedem de evoluir.

Acordar…Acordar dentro de si, acordar para vida,  tomar consciência de quem somos, o que queremos e para onde queremos ir, tomar conhecimento das infinitas possibilidades de crescimento, libertar-se dos medos, redescobrir a alegria de viver e de agir, ampliar o campo de comunicação ao redor de si, podendo aí sim, fazer escolhas conscientes a partir do que sabemos de nós.

Buscar a totalidade consciente de si, se tornando mais assertivo nas escolhas do dia-a-dia, conduzindo e resolvendo melhor os problemas do cotidiano, estando mais integrado com o mundo a nossa volta, por adquirir melhor entendimento dos processos naturais da vida no contexto geral, e da própria vida.

Em um processo de crescimento psicológico, em uma psicoterapia por exemplo,  o indivíduo detecta as metanecessidades, surge o apelo ao autodescobrimento, os meios usados podem trazer a autorrealização. A proposta psicoterápica pode ser um dos meios para essa conquista.

One thought on “Despertar

Comments are closed.