Psicoterapia Domiciliar

Psicoterapia Domiciliar é a assistência psicológica em domicílio – entendendo como domicílio não apenas a residência do paciente, mas também casas de repouso, hospitais, hospitais psiquiátricos entre outros. O atendimento é indicado para qualquer pessoa que necessite de cuidados domiciliares, tanto por razões de força maior que impeçam ou impossibilitam os atendimentos em consultório. Os principais motivadores de atendimento psicológico domiciliar ocorrem em função de:

Limitações Logísticas

Compreende basicamente o atendimento ao grupo familiar. Muitas vezes é difícil organizar e locomover vários membros da família ao consultório, principalmente em casos de famílias maiores. Às vezes a única forma de se conseguir promover Terapia Familiar é efetuar os atendimentos na residência da própria família.

Limitações Físicas

É o grupo de pacientes que têm dificuldade de locomoção. Nesse grupo se enquadram os idosos, os portadores de deficiência física, pessoas que sofreram acidentes e temporariamente têm dificuldade em se locomover, pessoas acamadas, pessoas mais fracas por conta de tratamento oncológico, que sofreram de AVC entre outros.

Limitações Clínicas

Compreendem os casos clínicos, quando críticos, de fobia social, ansiedade, depressão e outros que desmotivam as pessoas a saírem de casa, tornando possível a Terapia apenas se realizada no ambiente domiciliar.